Primeiro passo - Engajamento no Instagram #1

ENGAJAMENTO ATRAVÉS DE INTERAÇÕES


       Engajar não é somente sobre a reação dos seguidores ao seu conteúdo.
Essa ação também diz muito sobre sua audiência, quanto as pessoas confiam na sua marca e quanto ela influencia quem te segue. O engajamento é a métrica mais importante para um perfil no Instagram hoje. Ele nos traz informações sobre o interesse e o envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo.

É o termômetro que mostra se suas publicações são interessantes, se está postando nos melhores horários e se quem te segue realmente é o melhor público-alvo para sua marca.
Sem esforço para melhorar o engajamento, seus posts e stories perdem a visibilidade e o que você produz com esforço se torna quase invisível no Instagram. 

O segredo é entender o engajamento e se comprometer em fazer o que compartilhei aqui.
Assim é possível melhorar a interação dos usuários e ainda criar postagens ainda mais relevantes para seus seguidores.


São formas de engajamento no Instagram:


  • Curtidas nos posts do Feed;
                  
  • Comentários nos posts do Feed;
                  
  • Salvar posts do Feed;
                  
  • Enviar posts do Feed;
                  
  • Pergunte a audiência;
                 
  • Usar hashtag que façam sentido;
                 
  • Invista em boas imagens;
               
  • Publique em bons horários;
               
  • Envio de mensagem direta;
               
  • Respostas e interações aos Stories como responder a enquetes e enviar perguntas;
               
  • Ações nos Stories, do tipo segurar a tela para ver, e navegar nos Stories;
                 
  • Enviar Stories;
                 
  • Produza conteúdo sobre algum tema que esteja em alta;
               




Todas estas ações são entendidas pelo Instagram como sinais de que o usuário está interessado no conteúdo daquele perfil. De todo modo, vale você observar se seu engajamento no Instagram está realmente bom considerando estes percentuais e o que eles apontam:

  • Menor que 1% = engajamento baixo
  • Entre 1% e 3.5% = engajamento médio
  • Entre 3.5% e 6% = engajamento alto
  • Mais que 6% = engajamento excelente

Os números acima representam médias, mas é claro que isso pode variar de acordo com o seu nicho.

A dica é você olhar para seu conteúdo de maior engajamento e procurar sempre alcançar um número de interações que se aproxime das realizadas nele.

Afinal, se você conseguiu uma vez, pode chegar lá novamente ou superar esse número.

Portanto, o intuito de aumentar o engajamento no instagram é fazer com que:

  • Traga mais usuários à publicação;
  • O conteúdo seja bom o suficiente para essas pessoas a ponto de fazê-las agir;

4 comentários: